COMBUSTÍVEIS

Gasolina tipo A

A gasolina é o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio) obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como o “cracking”, destilação e outros. Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono).

Etanol Anidro

O etanol misturado é o etanol anidro, etanol com graduação alcoólica próxima a 100%. Seu processo de fabricação é o mesmo do álcool hidratado, com a diferença que após a fermentação ocorre sua desidratação (retirada da água utilizando o método da destilação). Além do uso combustível, o etanol anidro também tem grande utilidade industrial, estando presente em solventes, tintas e aerossóis.

A presença do álcool anidro na gasolina aumenta o número da octanagem do combustível (resistência a detonações não controladas), aumentando o tempo de vida útil do motor. Outras vantagens é a diminuição da emissão dos gases de efeito estufa, pois o etanol é combustível renovável, e a diminuição dos custos, sendo que o país tem uma alta capacidade de produção de etanol e precisa importar gasolina para atender todo o mercado interno. Até 25%, o etanol pode ser misturado à gasolina sem a necessidade de nenhum ajuste no motor.

Diesel B S10

Combustível inflamável, medianamente tóxico, volátil, com odor característico e coloração natural, o óleo Diesel B S10 é composto por 93% em volume de óleo diesel e 7% em volume de biodiesel (B100), conforme legislação vigente. É utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicações; tais como: automóveis, furgões, ônibus, caminhões, e aplicações estacionárias (geradores elétricos, por exemplo).

O Diesel B S10 possui teor de enxofre máximo de 10 ppm

Diesel B S500

Combustível inflamável, medianamente tóxico, volátil, com odor característico e coloração natural, o óleo Diesel B S500 é composto por 95% em volume de óleo diesel e 5% em volume de biodiesel (B100), conforme legislação vigente. É utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicações; tais como: automóveis, furgões, ônibus, caminhões, e aplicações estacionárias (geradores elétricos, por exemplo).

O Diesel B S500 possui teor de enxofre máximo de 500 ppm

Resina Termoplástica
Resina Termoplástica

Resina Termoplástica

Resinas cujo processo de formação de filme ocorre exclusivamente pela secagem física (evaporação de solventes). Se o filme final for exposto aos solventes adequados será solubilizado novamente. Geralmente são utilizadas resinas acrílicas com alta temperatura de transição vítrea (Tg), comumente chamadas “lacas acrílicas”.